terça-feira, 28 de setembro de 2010

Neurônios *-*

O nosso corpo é formado de bilhões de células. Células que fazem parte do sistema nervoso são chamado de neurônios e são especializadas em transmitir "mensagens" através de um processo que mistura a transmissão elétrica e química. O cérebro humano tem aproximadamente 100 bilhões de neurônios. Para saber mais sobre como os neurônios transmitem estas mensagens não perca o nosso artigo sobre potencial de ação (disponível em breve neste site).

Os neurônios existem em diferentes formas e tamanhos. Alguns dos menores tem corpos celulares com apenas 4 microns (milionésimos de metro), enquanto que alguns neurônios maiores tem corpos celulares com mais de 100 microns.

Os Neurônios são semelhantes à outras células de várias formas:

•São envoltos por uma membrana plasmática
•Tem núcleo que contém genes
•Tem citoplasma, mitocôndrias e outras organelas
•Tem processos de produção de energia e síntese de proteína
Porém são diferentes em outros aspectos como:

Tem extensões especializadas chamadas de dendritos e axônios. Os dendritos são responsáveis pela recepção de informações e os axônios pela sua transmissão.

Os neurônios se comunicam através de processos eletro-químicos.

Possuem estruturas específicas (por exemplo, sinapses) e substâncias químicas também específicas (como por exemplo os neurotranmissores)

Neurônio
Neuônios Multipolares tem muitas extensões saindo do corpo celular, embora apenas um seja o axônio. (Exemplos: Neurônios piramidais, células de Purkinje).

Existem algumas diferenças entre Axônios e Dendritos
Axônios
•Leva informação do corpo celular
•Superfície lisa
•Normalmente apenas 1 por célula
•Sem ribossomos
•Pode ser recobertos com mielina
•Ramifica longe do corpo celular
Dendritos
•Traz informação para o corpo celular
•Superfície irregular (espinhas dendríticas)
•Muitos dendritos por célula
•Tem ribossomos
•Sem recobrimento de mielina
•Ramificam perto do corpo celular
O que existe dentro do neurônio?
O neurônio tem muitas das mesmas "organelas", como mitocôndria, citoplasma e um núcleo, como as outras células do corpo.

Núcleo
Contém material genético (cromossomos) incluindo informações para o desenvolvimento da célula e síntese de proteínas necessárias para a manutenção e sobrevivência da célula. É recoberto por uma membrana

Nucléolos
Produz os ribossomos necessários para a transcrição de material genético em proteínas

Corpos de Nissl
Grupos de ribossomos utilizados para a produção de proteínas

Retículo Endoplasmático (RE)
Sistema de tubos que realizam o transporte dentro do citoplasma. Podem ter ribossomos (Retículo Endoplasmático Rugoso) ou não (Retículo Endoplasmático Liso. O Retículo Endoplasmático Rugoso é importante para a síntese de proteínas

Complexo de Golgi
Estrutura responsável pela colocação de peptídios e proteínas (incluindo neurotransmissores) em vesículas.

Microfilamentos/Microtúbulos
Sistema de transporte de materiais dentro do neurônio e que também pode ser utilizado na estrutura da célula.

Mitocôndria
Produz a energia necessária para as atividade celulares

Você sabia?
Que os neurônios são as células mais antigas e mais longas do seu corpo! Você mantem os mesmos neurônios por toda a sua vida. Enquanto outras células são renovadas, os neurônios não são. Na verdade você tem menos neurônios quando você fica mais mais velho do que quando você era novo. Os que você tem quando fica velho são os mesmo que você tinha quando era novo!

Novos estudos estão mostrando que em pelo menos uma área do cérebro (hipocampo) podem surgir novos neurônios em pessoas adultas. Derrubando o dogma que existia anteriormente de que células neuronais nunca podem surgir após uma certa idade.

Os Neurônios podem ser bem grandes, em alguns casos como os neurônios que ligam áreas da medula espinhal até o a área motora do cérebro podem ter até cerca de 1 metro de comprimento!

Em 1898, o famoso neuroanatomista Camillo Golgi descreveu que ele descobriu uma estrutura parecida com uma fita dentro de neurônios do cerebelo. Esta estrutura ganhou o nome de "Complexo de Golgi" em homenagem ao seu descobridor

Nenhum comentário:

Postar um comentário